domingo, 8 de fevereiro de 2015

Música: traga de volta uma banda do passado

É a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva do Rotaroots, esse grupo maravilhoso feito pra reunir a blogosfera, e escolhi o tema de trazer de volta uma banda do passado por motivos de: meu sobrenome é passado. Respiro e vivo pra lembrar de coisas que já aconteceram, diálogos que já terminaram e bandas que já acabaram. Porém, eu preciso fazer esse post com duas bandas, já que não consegui me decidir sobre qual fazer HAHAHA
Antes de mais nada, quero deixar claro o óbvio: meu gosto musical é estranho. Então, lidem com isso e vamos lá começar essa bagaça.

Crystal Castles (2004-2014)

Alice Glass: pelo amor do amor ME BEIJA

Eu nasci acostumada com a sonoridade das vertentes do metal (eu cresci decorando a letra de Fear of The Dark, do Iron Maiden - desculpa aí se meus pais ouvem metal), então eu confesso que a primeira vez que ouvi os canadenses do Crystal Castles eu TOMEI UM SUSTO, não só por ser música eletrônica mas por ter uma musicalidade totalmente diferente do que eu já tinha visto na vida. Então, um dia eu estava de boas navegando pelo YouTube, lá pro final de 2014, quando me deparei com o clipe de Baptism. Aí cliquei nele, apertei o play e exclamei:

- Gente, quem em sã consciência ouve isso??????

Fiquei chocada.
E larguei Crystal Castles. Mas, depois de um tempo, resolvi assistir de novo, e de novo, e de novo pra ter certeza de que era ruim mesmo (?). Resultado: Baptism é uma das minhas músicas preferidas.
Depois disso eu fiquei obcecada e baixei a discografia toda (só pra confirmar que eu não ia gostar da banda, olhem só vocês...), coloquei no celular e até então passo O DIA ouvindo Crystal Castles. Tomando banho, arrumando a casa, estudando, dormindo e comendo. Não transei ainda ouvindo Crystal Castles porque né... vida social pra que se eu posso jogar The Sims?

Mas por que falar de Crystal Castles?
Porque é uma banda que eu simplesmente NÃO ENTENDO porque acabou. Foi um choque, inclusive, eu acabar de conhecer a banda e Alice Glass simplesmente anunciar que não ia ter mais nada (põe a Maysa e meu mundo caiu aqui, por favor). ALICE GLASS CABÔ COM MINHA VIDA. Os shows eram intensos e Alice Glass aparece em um deles PRATICAMENTE ABRAÇADA NUMA GARRAFA DE WHISKY. Win demais pra ter acabado. E, pessoalmente falando, Crystal Castles representa uma ruptura na minha vida com o preconceito que eu tinha com música eletrônica.
O término foi... como um divórcio de um casamento longo de 30 anos. Quem vai ficar com nossas crianças?
Recomendo 100% Crystal Castles (principalmente o álbum II).


Tristania (1996-atualmente)

Eu acho que gosto mesmo é de bandas com mulheres bonitas, isso sim.
Essa é uma banda que PRA MIM morreu e foi substituída. O Tristania não acabou literalmente, já que a banda norueguesa de Gothic Metal tá "firme" flopada ainda e de vez em quando lança um álbum novo pra gente apreciar. Então, deixa eu situar vocês de algumas coisas relevantes sobre o que aconteceu com a moça Tristania:

Vibeke Stene, vocalista e uma das almas dessa banda, saiu em 2007 por motivos até o momento desconhecidos (Fofocas do metal: DIZEM que ela saiu devido a problemas com álcool e cocaína, mas não tem nada comprovado sobre isso). Então recrutaram a italiana Mary Dermutas pra assumir os vocais. E olha, nada a contra a Dermutas, mas infelizmente as técnicas vocais de ambas são totalmente diferentes e... a banda mudou totalmente.

Imaginem um mundo onde Cher morre e é substituída pela Katy Perry. POIS É. Foi mais ou menos o que aconteceu.

Por que trazer de volta o Tristania?
Porque eu cresci ouvindo essa banda, passei horas da minha vida DANÇANDO COM A PAREDE AO SOM DE TRISTANIA, imaginando altas transas ao som de Tristania e porque ninguém além de Vibeke Stene pode cantar os vocais líricos dessa música com total habilidade. Pronto, falei.
Pra quem gosta de Gothic Metal, música mais sombria e uma vibe ~seja bem vinda, amiga escuridão e fantasmas medievais~, recomendo muuuuito mesmo o Tristania. Tem gutural e tem mulher linda cantando com voz impecável, e ó: eu recomendo TODOS os álbuns, inclusive os com a Mary Dermutas (porque ela é uma fofa, apesar dos pesares), mas se minha opinião serve de algo, o melhor álbum sem dúvidas é o Widow's Weeds, de 1998.


Eu tinha escolhido uma terceira banda, mas achei que era forçar a barra demais falar dela. Então eu vou deixar só a foto dessa obra prima da música brasileira:

VIDA, DEVOLVA MINHAS FANTASIAS
(eca)

E vocês, que banda ressuscitariam das trevas se tivessem a chance e por que?

6 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHA, SÉRIO.
    Ia ser chocante se depois das duas escolhidas de cima tu resolvesse por no mesmo balaio o KLB.

    Eu ouvia Tristania, mas não sei bem porque que parei. Hoje não ouço mais esse estilo de música e sei que muitas das bandas daquela época já não existem mais ou estão diferentes, assim como eu.
    Crystal Castles eu nunca tinha nem ouvido falar :D

    Boa semana!
    Beijo

    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Posso sugerir um post onde você fale sobre KLB?
    Porque eu ia me empolgar junto, poxa!

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  3. Fiquei me sentindo meio noob aqui, não conhecia nenhuma das duas bandas! HAHA, tudo bem que não são exatamente meu tipo favorito de música, mas eu não conhecia mesmo. Estou ouvindo Baptism enquanto digito o cometário, e estou curtindo. Achei estranho em um primeiro momento, mas depois entrei na vibe. Depois colocarei Tristania pra ver qual é! :D

    ResponderExcluir
  4. " Então, lidem com isso e vamos lá começar essa bagaça." apenas observando AHAHAHHAHA
    Mamonas Assassinas, claro.! Gente do céu, foram meus ídolos =P

    ResponderExcluir
  5. E eu achando que o KLB era sério (já que você mencionou ter um gosto musical estranho). rs. Mas, cara, as vocalistas das duas bandas são lindas. Metal Gótico é bem legal de ouvir *lembra do amigo que escuta o som*

    ResponderExcluir
  6. Sim, queremos post do klb! Hahahaha

    Entao... Nao conheço crystap castles, mas conheço um pouco de tristania, serve?

    O que voce disse que aconteceu com a banda (foi morta e substituida) considero o mesmo com nightwish. Saudade nightwish com a tarja linda :(

    Beijo
    Beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir